Todos que andam de motocicleta sabem que o freio da frente é mais intenso, além de não derrapar em uma frenagem.
Mas a que se deve este fato?
A moto movimenta-se com uma velocidade que pode ser aplicada ao seu centro de massa, como mostra a figura.
O centro de massa o centro de toda a distribuição de massa de um corpo.
Quando a moto for freada ocorre uma inércia do seu centro de massa, mas, como a moto está em contato com o asfalto através das rodas, ela irá formar um eixo de giro, através do qual o "peso" será deslocado para a frente. Isto devido a inércia.
Dizemos que a moto sofre um torque, que é o equivalente a uma força de rotação.
O atrito da moto, que irá parará-la, depende do contato das rodas desta com o asfalto. Isto, pois a força de atrito (cinética ou estática) é numericamente igual ao produto do coeficiente de atrito, caracterizado entre os materiais em contato, e a força normal.
f = μN
A normal é uma força de contato perpendicular às superfícies em contato.
Com a tendência de giro da moto o contato da roda da frente com o asfalto aumenta muito mais do que o contato da roda de trás, ou seja, a força normal.
Assim sendo, frear com o freio dianteiro será mais efetivo, pois se conseguirá uma maior força de atrito entre o pneu e o asfalto, pois possui maior força normal na roda dianteira.
Também explica o porque a moto derrapa mais ao ser freada com o freio traseiro, pois teremos menos contato entre as superfícies, diminuindo a força de atrito.
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