terça-feira, 15 de março de 2011

Deslocamento do eixo de rotação e terremotos

O terremoto no Japão (11/3/2011) deslocou o eixo de rotação da Terra em mais de 10 cm.

A Terra possui dois movimentos famosos: translação e rotação.
A medida que vai fazendo o seu giro ao redor do Sol (anos), ela dá voltas em torno de si (dias).

O eixo de rotação da Terra possui uma inclinação de cerca de 23,5°. Esta inclinação nos permite ter variações climáticas no nosso planeta ao longo de um ano conhecidas como estações do ano. Se é verão no hemisfério sul temos uma inclinação como a da figura, com o hemisfério sul direcionado para o Sol, graças ao eixo de rotação terrestre.


Mas como pode um terremoto deslocar o eixo de rotação da Terra?

O terremoto movimenta uma grande quantidade de massa de um lado para o outro. E isso rearranja a distribuição de massa na Terra.

Esta redistribuição de massa altera uma característica física denominada momento de inércia.
O momento de inércia, quando em uma distribuição uniforme, controla a velocidade de rotação de um objeto. Como o exemplo de uma bailarina abrindo e fechando os braços.
Ou seja, o centro de distribuição de massa do nosso planeta foi alterado.

Mas mais do que controlar a velocidade de rotação, quando a distribuição de massa é alterada, isso modifica o eixo de rotação. Como um ventilador que teve uma de suas hélices amassada.



No vídeo o ventilador está sem uma de suas hélices, mas a idéia da variação da rotação é praticamente equivalente (pois foi alterado o momento de inércia do ventilador). Repare como ele perde aquele eixo estável o qual fazia sua rotação normal, isto porque o eixo deu um salto.

É importante salientar que esta mudança no eixo de rotação não afeta em nada o clima.
Isto porque a circunferência da Terra é da ordem de 40000 km. Logo, 10 cm comparados a 40000 km não são praticamente nada em termos físicos.
Pensando pelos graus de inclinação do eixo de rotação (23,5°), este teria sido alterado apenas na sua sétima casa decimal, ou seja, uma alteração muitíssimo pequena (ficaria algo como: 23,5000009°). Nada suficiente para modificar as estações do ano.

REFERÊNCIAS:

3 comentários:

  1. O momento de inércia que diz ai é que a terra fica sempre girando só que eu achei que o movimento da terra não era uma inércia pq tu disse pra mim que não era ou não disse. Mas eu tenho quase certeza pq tinha até aquele exercício do professor que dizia que a o movimento que a terra faz é uma inércia e tinha que trocar de professor pq ele tava errado.

    ResponderExcluir
  2. O que aconteceria se a terra parasse?

    ResponderExcluir
  3. No problema que eu te expliquei era o movimento de translação, aqui temos o movimento de rotação.

    Sobre a Terra parar, acredito que tu diga em um processo espontâneo e não simplesmente fazer ela parar. Também não sei qual movimento, a translação ou a rotação? Ambos?

    Não consigo pensar em todos os efeitos disso, mas obviamente que não teríamos mais o dia e a noite, teríamos apenas dia em um dos lados e noite no outro. Haveria variações climáticas, devido a esta falta de distribuição da energia solar. As correntes marítimas também teríam variações.

    ResponderExcluir